25 de Abril 1974 - 2024

Neste ano letivo celebram-se os 50 anos da Revolução de 25 de Abril de 1974. Nesse sentido, ciente da importância da efeméride, o AEPAS pretendeu assinalar a data com um maior...

Olimpíadas de Química Júnior - 1.º Lugar

A Escola EB 2,3 Abel Salazar conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Química Júnior.A equipa daquela escola vimaranense de Ronfe foi constituída pelos alunos Luísa Lobo, Margarida Machado...

Dia Internacional das Florestas e Dia Mundial da Árvore

 “Nesta data, destacam-se a beleza e a importância das árvores e reconhece-se o papel vital que desempenham na promoção de uma sociedade consciente, sustentável e em equilíbrio com a...

Orçamento Participativo Das Escolas - 2024

Decorreu no dia 22 de março, o ato eleitoral relativo ao projeto Orçamento Participativo das Escolas. Foram a votos dois excelentes projetos, Sinalética Multilíngue na Escolas (Catarina Gomes Vieira do...

Concurso Nacional de Programação «A Criar com Scratch»

Participação de alunos com Currículo Especifico Individual  no Concurso Nacional de Programação «A Criar com Scratch» com o projeto "Astros Especiais"

 

No âmbito do concurso nacional de programação “A Criar com Scratch!” foi realizado um projeto "Astros Especiais"https://scratch.mit.edu/projects/208349656/ pelos alunos com Currículo Específico Individual, Francisco Silva e Rute Oliveira, com apoio de um professor de Educação Especial. O período de apreciação deste projeto decorrerá até 1 de maio de 2018. Os resultados deste concurso serão divulgados no dia 3 de maio de 2018.
O projeto foi elaborado na forma de jogo (Sistema Solar), onde se valorizou uma formato fácil, lúdico e eficaz de se conhecer o nome dos principais/especiais astros do Sistema Solar, dada a interatividade implementada.
Os alunos com Currículo Específico Individual (CEI), Francisco e Rute, também eles “Astros Especiais”, com a sua marca pessoal que aparece no ecrã, na parte que antecede o jogo, viram a sua autoestima reforçada com a conclusão do trabalho realizado.
Salienta-se que o Francisco e a Rute não se limitaram a transcrever e a executar códigos de programação previamente analisados e definidos. Assumiram um problema por resolver “Saber o nome dos principais/especiais astros do Sistema Solar”, decidiram e empenharam-se numa solução conjunta com o seu professor de Educação Especial. Também eles ajudaram a desenvolver e ampliar os códigos de programação necessários para o culminar de um trabalho original. Neste percurso viram reforçada a sua literacia digital/computacional, leitura/escrita, atenção/concentração, criatividade, cognição, trabalho colaborativo, socialização e confiança nas suas capacidades.
O resultado final deste projeto foi um trabalho que proporcionou uma motivadora aprendizagem significativa, contextualizada e eficiente.

 O Docente 

Guilherme Pereira

 

Atividades