Orçamento Participativo Das Escolas - 2024

Decorreu no dia 22 de março, o ato eleitoral relativo ao projeto Orçamento Participativo das Escolas. Foram a votos dois excelentes projetos, Sinalética Multilíngue na Escolas (Catarina Gomes Vieira do...

Parlamento dos Jovens - Informação à Comunidade

Informação à Comunidade Decorreu nos dias 18 e 19 de março a Sessão Distrital de Braga do Parlamento dos Jovens. Os nossos deputados efetivos, Beatriz Borges (9ºB) e Francisco Guimarães (9ºE) e o...

Cáritas na Escola - 9.ºE

No dia 21 de março de 2024, os alunos do 9.ºE tiveram uma experiência diferente e marcante para as suas vidas. No seguimento do projeto desenvolvido na escola intitulado “Cáritas...

“Leitura, espaço de liberdade” - 9.ºE

No âmbito da semana da leitura, os alunos da turma 9.ºE foram desafiados para organizarem uma tertúlia cujo tema era “Leitura, espaço de liberdade”Teve como convidada a Sr.ª Vereadora da...

Concurso Nacional de Programação «A Criar com Scratch»

Participação de alunos com Currículo Especifico Individual  no Concurso Nacional de Programação «A Criar com Scratch» com o projeto "Astros Especiais"

 

No âmbito do concurso nacional de programação “A Criar com Scratch!” foi realizado um projeto "Astros Especiais"https://scratch.mit.edu/projects/208349656/ pelos alunos com Currículo Específico Individual, Francisco Silva e Rute Oliveira, com apoio de um professor de Educação Especial. O período de apreciação deste projeto decorrerá até 1 de maio de 2018. Os resultados deste concurso serão divulgados no dia 3 de maio de 2018.
O projeto foi elaborado na forma de jogo (Sistema Solar), onde se valorizou uma formato fácil, lúdico e eficaz de se conhecer o nome dos principais/especiais astros do Sistema Solar, dada a interatividade implementada.
Os alunos com Currículo Específico Individual (CEI), Francisco e Rute, também eles “Astros Especiais”, com a sua marca pessoal que aparece no ecrã, na parte que antecede o jogo, viram a sua autoestima reforçada com a conclusão do trabalho realizado.
Salienta-se que o Francisco e a Rute não se limitaram a transcrever e a executar códigos de programação previamente analisados e definidos. Assumiram um problema por resolver “Saber o nome dos principais/especiais astros do Sistema Solar”, decidiram e empenharam-se numa solução conjunta com o seu professor de Educação Especial. Também eles ajudaram a desenvolver e ampliar os códigos de programação necessários para o culminar de um trabalho original. Neste percurso viram reforçada a sua literacia digital/computacional, leitura/escrita, atenção/concentração, criatividade, cognição, trabalho colaborativo, socialização e confiança nas suas capacidades.
O resultado final deste projeto foi um trabalho que proporcionou uma motivadora aprendizagem significativa, contextualizada e eficiente.

 O Docente 

Guilherme Pereira

 

Atividades