Parabéns AEPAS - Ranking Escolas

Parabéns AEPAS pelos Excelentes Resultados Ranking Escolas 2023   1.º Lugar no Concelho    3.º Lugar no Distrito   111º Lugar no País

SuperTmatik em Francês! (2024)

Resultados obtidos na edição de 2024: Conhecidos os resultados da nossa participação na competição nacional da vertente francesa do concurso SuperTmatik, é hora de felicitar os alunos deste Agrupamento de...

Quem Quer Ser Campeão?! (2024)

No dia 28 de maio de 2024, teve lugar a edição de 2024 do concurso “Quem quer ser Campeão?!”. Construído à imagem do famoso concurso televisivo, este evento é promovido...

My Polis “Assembleia de Transformadores Sociais”

No âmbito do projecto “My Polis nas Escolas”, promovido pela Câmara Municipal de Guimarães, decorreu no passado dia 7 de junho, no Salão Nobre daquela Autarquia, uma Assembleia de Transformadores...

Artigos

Concurso Nacional de Programação «A Criar com Scratch»

Participação de alunos com Currículo Especifico Individual  no Concurso Nacional de Programação «A Criar com Scratch» com o projeto "Astros Especiais"

 

No âmbito do concurso nacional de programação “A Criar com Scratch!” foi realizado um projeto "Astros Especiais"https://scratch.mit.edu/projects/208349656/ pelos alunos com Currículo Específico Individual, Francisco Silva e Rute Oliveira, com apoio de um professor de Educação Especial. O período de apreciação deste projeto decorrerá até 1 de maio de 2018. Os resultados deste concurso serão divulgados no dia 3 de maio de 2018.
O projeto foi elaborado na forma de jogo (Sistema Solar), onde se valorizou uma formato fácil, lúdico e eficaz de se conhecer o nome dos principais/especiais astros do Sistema Solar, dada a interatividade implementada.
Os alunos com Currículo Específico Individual (CEI), Francisco e Rute, também eles “Astros Especiais”, com a sua marca pessoal que aparece no ecrã, na parte que antecede o jogo, viram a sua autoestima reforçada com a conclusão do trabalho realizado.
Salienta-se que o Francisco e a Rute não se limitaram a transcrever e a executar códigos de programação previamente analisados e definidos. Assumiram um problema por resolver “Saber o nome dos principais/especiais astros do Sistema Solar”, decidiram e empenharam-se numa solução conjunta com o seu professor de Educação Especial. Também eles ajudaram a desenvolver e ampliar os códigos de programação necessários para o culminar de um trabalho original. Neste percurso viram reforçada a sua literacia digital/computacional, leitura/escrita, atenção/concentração, criatividade, cognição, trabalho colaborativo, socialização e confiança nas suas capacidades.
O resultado final deste projeto foi um trabalho que proporcionou uma motivadora aprendizagem significativa, contextualizada e eficiente.

 O Docente 

Guilherme Pereira