Parabéns AEPAS - Ranking Escolas

Parabéns AEPAS pelos Excelentes Resultados Ranking Escolas 2023   1.º Lugar no Concelho    3.º Lugar no Distrito   111º Lugar no País

SuperTmatik em Francês! (2024)

Resultados obtidos na edição de 2024: Conhecidos os resultados da nossa participação na competição nacional da vertente francesa do concurso SuperTmatik, é hora de felicitar os alunos deste Agrupamento de...

Quem Quer Ser Campeão?! (2024)

No dia 28 de maio de 2024, teve lugar a edição de 2024 do concurso “Quem quer ser Campeão?!”. Construído à imagem do famoso concurso televisivo, este evento é promovido...

My Polis “Assembleia de Transformadores Sociais”

No âmbito do projecto “My Polis nas Escolas”, promovido pela Câmara Municipal de Guimarães, decorreu no passado dia 7 de junho, no Salão Nobre daquela Autarquia, uma Assembleia de Transformadores...

Artigos

PROJETO NO POUPAR É QUE ESTÁ O GANHO

PROJETO NO POUPAR É QUE ESTÁ O GANHO

Visita ao O Museu do Papel Moeda – Porto (02.12.2019)

No passado dia 2 de dezembro, no âmbito do projeto “No Poupar é que Está o Ganho” promovido pela Fundação Cupertino de Miranda em articulação com a Câmara Municipal de Guimarães e a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos da turma A do 5.º ano deste agrupamento de escolas, tiveram a oportunidade de efetuar uma visita ao Museu do Papel Moeda – Porto.

O Museu do Papel Moeda – Porto, organiza-se em torno de duas salas de exposição permanente:

 - A exposição de papel moeda, com todas as emissões de notas feitas para Portugal e ex-colónias, para além de uma importante coleção de cédulas, cheques, ações, lotarias e papel selado. De destacar o facto de o Museu possuir mais de três dezenas de notas únicas no Mundo que nem nas coleções do Banco de Portugal ou do Banco Nacional Ultramarino figuram.

- A exposição dedicada ao tema do dinheiro e os transportes é composta por mais de cinco mil modelos de automóveis, barcos e comboios. É uma exposição muito interativa, onde o recurso às novas tecnologias é constante. As linhas de orientação estratégica do Museu refletem a valorização do papel educacional e social que o Museu tem tido.

Este projeto, para além da referida visita, consiste na realização de vários trabalhos e ações em contexto de sala de aula e a participação em atividades, como as Olimpíadas de Educação Financeira e apresentação de um trabalho final a concurso.

Para o efeito, a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda disponibiliza vários materiais pedagógicos, nomeadamente o acesso a uma plataforma eletrónica de ensino, onde os alunos poderão realizar atividades lúdico-didáticas tais como fichas de exercícios, visualização de filmes de animação sobre os temas de educação financeira e jogos.

É um projeto, com a duração de um ano letivo, que visa transmitir aos alunos conhecimentos de educação financeira, para que se consciencializem da importância do dinheiro e possam adquirir competências que lhes permitam a tomada de decisões corretas e informadas no futuro, contribuindo para que sejam consumidores mais responsáveis.

Este projeto vai de encontro aos objetivos e temas definidos no Referencial de Educação Financeira promovido pelo Plano Nacional de Formação Financeira e pelo Ministério da Educação e, por um lado dá resposta à necessidade de formação sentida pelos professores que viram, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, a educação financeira incluída no curriculum nacional do ensino básico, e por outro lado procura desenvolver nos alunos a capacidade de fazer julgamentos informados e tomar decisões efetivas tendo em vista a gestão do dinheiro e é considerada uma das 5 competências mais importantes a desenvolver nos alunos no século XXI!