Na semana de 10 a 14 de janeiro, quatro alunos deste Agrupamento de Escolas tiveram o privilégio de poder viajar até à Grécia. Esta viagem, enquadrada no projeto Erasmus + “Las Mugeres como Agentes de Cambio”, proporcionou não só a visita à emblemática e histórica cidade de Atenas, como possibilitou, ainda, a visita a Elefsina, local onde ficaram durante cinco dias, para poderem participar no intercâmbio com a escola desta localidade grega.
De entre as várias experiências vividas, destacam-se as visitas à emblemática Praça Sintagma onde se ergue o imponente Parlamento grego, a passagem pelo Arco Adriano, pela Academia de Atenas, pelo Museu Benaki e museu arqueológico de Atenas. Ainda houve tempo para uma difícil mas lindíssima subida até ao Monte Licabeto de onde puderam apreciar toda a metrópole grega. Depois de atravessarem o National Garden, deliciaram-se com o extraordinário e mítico Estádio Panatenaico, o primeiro estádio olímpico da era moderna. A visita contemplou ainda uma passagem pelo Templo de Zeus Olimpo, Ágora Romana e Ágora de Atenas e, como não podia deixar de ser, pelo monumental Panteão na Acrópole grega e o respetivo museu.
Junto com as restantes equipas dos países parceiros participantes neste projeto, os alunos do AEPAS visitaram o histórico Museu Arqueológico de Elefsina e rumaram até ao extraordinário Cabo Sounion onde se ergue o imponente Templo de Poseidon. A equipa grega proporcionou ainda uma visita ao Centro Cultural Stravos Niarcos, edifício construído pelo famoso arquiteto italiano Renzo Piano e onde reside a Biblioteca Nacional.
A visita à escola de Elefsina proporcionou momentos de convívio entre todos, assim como proporcionou o desenvolvimento de atividades lúdico-educativas transdisciplinares subordinadas ao tema da igualdade de género, tema do Projeto.
Sem dúvida uma experiência inesquecível e enriquecedora que nos motiva a continuar com este tipo de iniciativas.
A professora coordenadora do projeto Erasmus +
Elisa Melo Silva
|