Parabéns AEPAS - Ranking Escolas

Parabéns AEPAS pelos Excelentes Resultados Ranking Escolas 2023   1.º Lugar no Concelho    3.º Lugar no Distrito   111º Lugar no País

SuperTmatik em Francês! (2024)

Resultados obtidos na edição de 2024: Conhecidos os resultados da nossa participação na competição nacional da vertente francesa do concurso SuperTmatik, é hora de felicitar os alunos deste Agrupamento de...

Quem Quer Ser Campeão?! (2024)

No dia 28 de maio de 2024, teve lugar a edição de 2024 do concurso “Quem quer ser Campeão?!”. Construído à imagem do famoso concurso televisivo, este evento é promovido...

My Polis “Assembleia de Transformadores Sociais”

No âmbito do projecto “My Polis nas Escolas”, promovido pela Câmara Municipal de Guimarães, decorreu no passado dia 7 de junho, no Salão Nobre daquela Autarquia, uma Assembleia de Transformadores...

Artigos

“Unity, Diversity, Equality!” - Grécia

Viagem à Grécia - Projeto Erasmus+

“Unity, Diversity, Equality!”

  Tudo começou às três e meia da manhã do dia do dia 13 de fevereiro! Nós, as quatro alunas (Ana Coelho e Inês Rodrigues, do 7A; Carolina Marques e Inês Henriques, do 7E) e os professores (Ana Couto e Luís Miranda), lá nos encontramos, em frente à escola, para nos dirigirmos ao aeroporto e iniciarmos a viagem que nos levaria até Thessaloniki, na Grécia, fazendo uma breve escala em Frankfurt. A viagem correu lindamente… exceto a surpresa de, ao chegar ao destino, nos informarem que as nossas bagagens teriam ficado em Frankfurt. No entanto, felizmente, no dia seguinte ao descer para o pequeno-almoço no hotel, logo recebemos as bagagens e pudemos refrescar-nos com as nossas roupas!

 Mal chegamos à escola de acolhimento, conhecemos as nossas anfitriãs e os professores que nos iam orientar nas atividades a desenvolver e que tudo organizaram para a nossa estadia na Grécia. Ofereceram-nos, como boas-vindas, belos sacos, com motivos alusivos à cidade onde se lê “I love Thessaloniki”.

 Praticamente todas as manhãs foram dedicadas à apresentação dos trabalhos que realizamos em Portugal e que serviram de preparação para esta mobilidade (Portuguese dancing costumes; ‘Male’ and ‘Female’ jobs; Gender-Neutral Portuguese tradicional Games & Toys) e fizemos trabalhos manuais, desenhos alusivos ao Dia Mundial das Crianças com cancro, assim como máscaras em cartolina. Também tivemos a oportunidade de assistir a algumas das aulas das nossas anfitriãs, para termos uma noção de como funcionam as aulas naquela escola. Os alunos do 1º ano e 4º ano ofereceram-nos presentes e apresentaram-nos algumas das danças tradicionais gregas que, mais tarde, viríamos a experimentar e aprender!

  À tarde, regressávamos ao hotel, repousávamos um pouco e depois partíamos, com os nossos professores, à descoberta da cidade e seus monumentos (por exemplo a famosa Torre Branca) e à procura de lembranças interessantes para levamos para os nossos familiares e amigos.

Ao jantar, íamos sempre juntos, com as equipas dos outros países, aos locais que a organização nos tinha recomendado. Tivemos a oportunidade de provar algumas especialidades da gastronomia local, mas, como havia pouco abertura para alguns sabores e pratos diferentes, por vezes optávamos por comer hamburgers, pizza, sempre com as batatas fritas que adoramos!

 Na quinta-feira, chegou o desejado dia de passarmos a tarde na casa das nossas anfitriãs! Almoçamos em casa delas e divertimo-nos bastante. As anfitriãs eram muito simpáticas e ofereceram-nos presentes (caderninhos, canetas, pulseiras, t-shirts…) tudo com muito bom gosto e nós também tivemos oportunidade de retribuir a sua gentileza. Para lanche, ajantarado, comemos waffles, que estavam muito bons.

  Na sexta-feira, tivemos uma visita guiada à cidade na qual pudemos visitar igrejas (lá não são católicas, são ortodoxas!), monumentos (um magnífico Arco do Triunfo) e passear pelas ruas: vimos coisas lindas!

  Finalmente, no sábado, fomos visitar o museu arqueológico da cidade de Pella, onde nasceu o imperador Alexandre, o Grande. Aí pudemos ver muitos objetos, esculturas, tapetes em mosaico, joias, etc., que foram encontrados nas escavações, tudo muito bem organizado, apresentado e contextualizado. Na loja do museu a professora Ana descobriu garrafas de água muito originais pois tinham formato de várias imagens, como por exemplo a do próprio Alexandre e nós compramos, claro!

  Depois disso, fomos ver cascatas, em Edessa, num sítio muito bonito e verde, em que uma das cascatas é fortíssima, jorrando imensa água, mas dava para passar por detrás dela e ver/sentir a água a cair a poucos centímetros de nós - impressionante!

  Mas as surpresas ainda não tinham terminado: à tarde fomos a Pozar, onde existem termas que formam piscinas naturais com água a 37 graus! Como havia fila, optamos por mergulhar numa piscina de formato ‘normal’, mas com água à mesma temperatura.

Terminamos o dia numa aldeia onde fomos recebidos por senhoras de uma associação local que nos convidaram a visitar uma casa-museu que exemplifica como eram as casas e a vida das pessoas da Grécia Antiga.

Depois de um belo almoço, regressamos ao hotel para descansar e fazer as malas porque, no dia seguinte, íamos regressar a Portugal, já com algumas saudades dos nossos pais…

 Foi uma excelente viagem e experiência! Aprendemos muito, descobrimos muito e criamos bons laços de amizade! Viva o programa Erasmus+! Obrigado a todos os que nos proporcionaram tão fantásticas vivências!   

 As alunas participantes:

Ana Coelho, Carolina Marques, Inês Henriques, Inês Coelho