Parabéns AEPAS - Ranking Escolas

Parabéns AEPAS pelos Excelentes Resultados Ranking Escolas 2023   1.º Lugar no Concelho    3.º Lugar no Distrito   111º Lugar no País

SuperTmatik em Francês! (2024)

Resultados obtidos na edição de 2024: Conhecidos os resultados da nossa participação na competição nacional da vertente francesa do concurso SuperTmatik, é hora de felicitar os alunos deste Agrupamento de...

Quem Quer Ser Campeão?! (2024)

No dia 28 de maio de 2024, teve lugar a edição de 2024 do concurso “Quem quer ser Campeão?!”. Construído à imagem do famoso concurso televisivo, este evento é promovido...

My Polis “Assembleia de Transformadores Sociais”

No âmbito do projecto “My Polis nas Escolas”, promovido pela Câmara Municipal de Guimarães, decorreu no passado dia 7 de junho, no Salão Nobre daquela Autarquia, uma Assembleia de Transformadores...

Artigos

AEPAS – Projeto “Las Mugeres como Agentes de Cambio”

AEPAS – Projeto “Las Mugeres como Agentes de Cambio”

 Mobilidade a Portugal em maio foi uma das últimas atividades do Projeto

AEPAS – Projeto “Las Mugeres como Agentes de Cambio”

O projeto Erasmus+ Educação e Formação “Las Mugeres como Agentes de Cambio”, em implementação no AEPAS, encontra-se já em fase de conclusão, terminando a 31 de agosto do corrente ano letivo.

Iniciado a 1 de setembro de 2020, direcionado apenas para alunos do 3º ciclo e tendo como tema a igualdade de género, este projeto permitiu um trabalho em parceria com escolas da ilha espanhola da Gran Canaria, da Alemanha, da França e da Grécia, contribuindo para o aumento de conhecimentos não apenas sobre a cultura e tradições destes países, como também sobre o seu sistema de ensino, das suas práticas letivas e escolares. Simultaneamente, favoreceu um desenvolvimento cívico e linguístico dos participantes e o reforço da tomada de consciência da existência de estereótipos de género e a necessidade de os ultrapassar, não só pelos elementos do sexo feminino, mas por toda a comunidade educativa em geral.

Durante 24 meses, tempo de duração deste projeto, foram levadas a cabo uma variedade de atividades e desenvolvidos trabalhos que envolveram um total de 31 alunos orientados por uma equipa de 5 professores do AEPAS. De entre as várias atividades desenvolvidas destacam-se as mobilidades físicas.

No passado mês de maio tivemos a oportunidade de nos tornarmos anfitriões e receber no nosso Agrupamento as equipas dos vários países.

Durante cinco dias os participantes no projeto puderam desenvolver atividades relacionadas com o tema e usufruir da estadia em Guimarães. Iniciando com uma atividade de icebreaking, alunos e professores participaram na visita ao centro histórico de cidade, tendo sido recebidos no Salão nobre da Câmara Municipal pela vereadora e Vice-presidente Drª Adelina Pinto. Depois da visita guiada ao centro histórico, ao Castelo de Guimarães, ao Palácio dos Duques de Bragança, à estátua da Mumadona, rumaram até à escola sede onde foram recebidos com esplendor ao som do Hino do Agrupamento cantado pelos auxiliares de Ação Educativa e alguns alunos. Esta mobilidade organizada pelo AEPAS contou ainda com atividades de apresentação do espaço escolar, palestras dinamizadas pelos discentes, exposições e uma versão em inglês da peça “Violeta” que versa a temática da violência doméstica e foi levada a palco pelo Clube Atelier de Teatro. Foram igualmente realizadas visitas ao Santuário do Sameiro em Braga, ao Museu do Traje e Santuário de Santa Luzia em Viana do Castelo, ao Museu dos Bilros e da Nau Quinhentista em Vila do Conde, uma caminhada refrescante pela Serra do Gerês e, inevitavelmente, uma subida de teleférico até à Serra da Penha onde foi possível usufruir da paisagem deslumbrante sobre a cidade de Guimarães e da visita guiada pelos recantos e segredos desta serra.

Ao trabalhar nestes projetos, os nossos alunos, professores e toda a comunidade educativa em geral, aprenderam mais sobre a Europa, sobre as diferenças e semelhanças dos diversos backgrounds culturais e linguísticos, refletiram sobre uma temática atual e pertinente, sendo também incrementada uma atitude ainda mais positiva face à Europa e à cada vez mais premente necessidade de união, cooperação e solidariedade entre os países deste continente.

A Coordenadora dos projetos Erasmus +

Elisa Melo Silva