Parabéns AEPAS - Ranking Escolas

Parabéns AEPAS pelos Excelentes Resultados Ranking Escolas 2023   1.º Lugar no Concelho    3.º Lugar no Distrito   111º Lugar no País

SuperTmatik em Francês! (2024)

Resultados obtidos na edição de 2024: Conhecidos os resultados da nossa participação na competição nacional da vertente francesa do concurso SuperTmatik, é hora de felicitar os alunos deste Agrupamento de...

Quem Quer Ser Campeão?! (2024)

No dia 28 de maio de 2024, teve lugar a edição de 2024 do concurso “Quem quer ser Campeão?!”. Construído à imagem do famoso concurso televisivo, este evento é promovido...

My Polis “Assembleia de Transformadores Sociais”

No âmbito do projecto “My Polis nas Escolas”, promovido pela Câmara Municipal de Guimarães, decorreu no passado dia 7 de junho, no Salão Nobre daquela Autarquia, uma Assembleia de Transformadores...

Artigos

Apoio à REFOOD - Guimarães

9º ano apoia a REFOOD - Guimarães

  REFOOD

51 alunos do 9º ano, no âmbito da área do Voluntariado da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e do Plano Anual de Atividades da nossa escola, com a supervisão do Professor Mário Gomes e Professora Carla Silva deslocaram-se à REFOOD – Guimarães no dia 23, 24, 25, 26, 28 de janeiro e 4 de fevereiro para conhecer melhor a instituição. Os alunos foram divididos em grupos de 4 ou 5 e dedicaram duas horas do seu dia a ajudar quem precisa de ajuda.

A Refood que nasceu em Portugal e tem já 60 núcleos no país e no estrangeiro, dedica-se à recolha de alimentos que sobram ao fim do dia e que são gentilmente cedidos por vários estabelecimentos comerciais. Posteriormente, nas instalações junto à Junta de freguesia de Azurém, é feita uma preparação dos “Cabazes” e “Kits” para várias famílias beneficiárias devidamente registadas e comprovadamente necessitadas. A maioria dos “cabazes” é entregue no local, mas alguns outros são transportados até locais previamente combinados na cidade.

Os alunos fizeram recolhas, entregas, separação de alimentos, preparação de cabazes e kits, analisaram grelhas com códigos complexos, apontamento de stocks, etc.

Fomos muito bem recebidos e pelos agradecimentos, foi feito um muito bom trabalho. Ficamos espantados com o que sobra na cidade e arredores e todo o bem que se pode fazer com isso. Os alunos revelaram empenho, dedicação e respeito e adoraram. Quem sabe se um dia voltarão como voluntários regulares?

Agradece-se particularmente aos voluntários que nos receberam por todo o apoio, simpatia e igualmente aos encarregados de educação pelo apoio imprescindível no transporte até ao local e pelo apoio à iniciativa.

Se conhecer no concelho alguma situação particular de pessoa com carência alimentar, possível fornecedor ou ainda pretender tornar-se voluntário regular entre em contacto com a REFOOD - Guimarães.